Sistema DC

Sem tentar entrar em pormenores muito técnico, a CBF tem um pequeno defeito, as principais lâmpadas são alimentadas por corrente alternada. Como não quero entrar em pormenores técnicos não interessa o que é corrente alternada, basta saber que a corrente da bateria é continua e têm um valor na casa dos 12v, e que só com os 12v contínuos é que podemos instalar xénon, carregadores de GPS/telemóveis, LED’s, e por ai adiante.

Após muitas experiências, em Fevereiro de 2011 consegui contornar a situação. Mais tarde (Julho), após pegar no sistema eléctrico da mota consegui planear tudo o que queria.

Após mais algumas experiências o resultado é satisfatório. Criei não só um sistema continuo (DC), como também resolvi dois problemas. O alarme funcionar com o motor em funcionamento, pois com o comando no bolso às vezes este disparava como se pode ver no seguinte vídeo:

Outro “problema” é que ao completar o sistema DC, tudo o que estaria ligado a ele (luzes, carregadores, etc…) iria funcionar mesmo quando liga-se o motor de arranque, e isso traria 3 problemas, desgaste prematuro da bateria, do motor de arranque e de tudo o que estive-se ligado ao sistema DC. A solução foi mais um relé que corta o sistema DC quando o motor de arranque está em funcionamento, tal e qual como acontece em muitos carros, que quando damos à chave este desliga o rádio e outros componentes electrónicos.

Nos seguintes vídeos pode-se ver experimentação (2 primeiros) e o resultado final no 3º vídeo:


Este vídeo foi o 1º teste, com uma barra de LED’s testei o desligar da mesma com o motor de arranque em funcionamento.


Neste video já temos o sistema todo a funcionar, o LED de 10w de teste acende com o girar da chave, e o alarme deixa de funcionar. Ao ligar o motor, o LED desliga-se e volta a ligar.


Neste vídeo já tenho tudo montado. Ao girar a chave o alarme não funciona e o farol liga-se. Ligo o motor e este desliga-se e volta a ligar tal como nos carros.
Carreguei mais algumas vezes no botão de ligar o motor (que não se deve fazer) para mostrar a luz a desligar-se.

E finalmente, terminei o sistema DC.
É de facto muito simples ter DC em toda a mota, basta ir ao rectificador e cortar o fio amarelo e depois ligar este à bateria ou relés para termos DC no quadrante, farol dianteiro e traseiro.
Aproveitei e mudei as lâmpadas do quadrante todas para LED, fica o vídeo:

Eu vou fazer um guia como deve de ser, mas para já ficam a saber onde é o tal fio:

Nesta foto vêm o fio que vai ligar ao rectificador. Ao abrirem com cuidado encontram 5 fios, 2 deles amarelos. Esses dois fios amarelos (são o mesmo, simplesmente um vai para a frente, o outro vai para trás) vêm do rectificador, e são esses dois fios que vão alimentar:

– Presença traseira;
– Farol;
– Mínimos;
– Iluminação do quadrante

Logo é este fio que vão cortar, isolar a parte que vêm do rectificador e ligar à outra parte um fio que ligue à bateria ou a qualquer outro local para alimentar tudo.
Como podem ver eu liguei a um fio azul (foto seguinte), e esse fio azul liga ao sistema DC que eu criei com os 2 relés (como se vê na 1ª parte deste post).
Se quiserem podem ligar o fio directamente à bateria, mas assim terão que usar um interruptor senão as luzes ficam sempre ligadas.

 

Agora que tenho o sistema DC completo posso dedicar-me a outras mods que queria fazer.
Prometo não demorar muito a fazer um guia.

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